Recivil
Blog

Assembleia veta concurso para cartório existente em Teresina (PI)

A Assembleia Legislativa do Piauí derrubou o veto do governador Wilson Martins (PSB) que autorizava a realização de concurso público para todos os 19 Cartórios no Estado. A proposta do governador é de reconhecer 19 Cartórios – 9 já existentes e 10 novos – e que todos passassem por concurso público.

No entanto, a Assembleia vetou que os nove Cartórios existentes em Teresina não realizem concursos. A alegação é de que os proprietários dos estabelecimentos estão com ações judiciais tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a derrubada do veto, as 314 vagas previstas para o concurso serão reduzidas no Estado. O placar de votação ficou de 20 X 4 e um voto em branco.
 
A deputada estadual, Rejane Dias (PT), defensora do concurso para os Cartórios, criticou a decisão. “Mais uma vez foi só eu me ausentar para que fosse golpeado um direito da população, que é um serviço decente nos Cartórios e o concurso público para Tabelião”, disse que petista que estava ausente por estar acompanhando a filha Daniely Dias, em tratamento de saúde. Rejane Dias afirma que a decisão da Assembleia está ferindo decisão do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.
 
A proposta de instalação de novos Cartórios foi apresentada pelo desembargador Edvaldo Moura, na época presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. A vereadora Graça Amorim (PTB) também brigou na Câmara para os novos Cartórios. A ideia do desembargador e enviado a Alepi foi de criar 36 Cartórios, no entanto, a proposta foi reduzida para 19, após várias divergências.


 
Fonte: Site Cidade Verde
 
 
 
 
 

Posts relacionados

Fórum Nacional de Integração Jurídica

Giovanna
12 anos ago

Papa diz que católicos não podem aceitar casamento gay

Giovanna
12 anos ago

Filho estudante de militar falecido garante pensão até os 24 anos

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile