Recivil
Blog

Assembleia Geral do CLARCIEV elege Chile para presidência no biênio 2024-2026; Brasil fica com primeira vice-presidência

O Conselho Latino-Americano e do Caribe de Registro Civil, Identidades e Estatísticas Vitais (CLARCIEV) elegeu Omar Morales, diretor do Registro Civil do Chile, como seu presidente para o biênio 2024-2026. A designação aconteceu durante a 21ª Assembleia Geral da organização, realizada nesta sexta-feira, 5 de julho, em São Paulo, por ocasião do XXI Encontro.

A eleição para a presidência do CLARCIEV foi bastante acirrada. A candidatura do Chile recebeu 6 votos dos 15 delegados dos países presentes na reunião, seguida por Honduras (5 votos) e República Dominicana (4 votos).

O Plano de Ação do Chile, a ser executado durante a gestão, é focado em dois principais objetivos: promover o intercâmbio de boas práticas e posicionar o CLARCIEV junto a organismos internacionais.

Um dos pontos altos da Assembleia Geral foi uma apresentação inédita de Cuba sobre o Sistema Registral e de Identidade do país. A representante trouxe detalhes do funcionamento do Registro Civil cubano e como ele está vinculado a artigos da Constituição local.

Durante a Assembleia Geral, também foram eleitos os representantes de cinco países que, juntamente com o presidente, formarão o Conselho de Administração do CLARCIEV. São eles: Brasil (14 votos), primeira vice-presidência; Panamá (12 votos), segunda vice-presidência; Honduras (12 votos), terceira vice-presidência; Peru (11 votos), quarta vice-presidência; e El Salvador (11 votos), quinta vice-presidência.

Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil, destacou o orgulho em representar o Registro Civil do Brasil pela primeira vez na vice-presidência do Comitê Executivo do CLARCIEV. “É um dia muito especial, uma honra absoluta representar o Brasil em uma associação privada e tão importante, vinculada à OEA e que conta com o apoio da ACNUR e UNICEF. Pela primeira vez na história, um brasileiro integra esse comitê, que estuda o Registro Civil na América Latina e no Caribe e tem como foco conferir identidade e, consequentemente, dignidade a todas as pessoas desses países. Que possamos evoluir junto com a comunidade latino-americana”.

Por unanimidade, os delegados dos países definiram San Salvador, capital de El Salvador, como sede para o XXII Encontro do CLARCIEV em 2025.

Sobre o CLARCIEV

Composto por 21 países, o Conselho Latino-Americano e do Caribe de Registro Civil, Identidade e Estatísticas Vitais (CLARCIEV) surgiu em 2005 como uma organização que reúne instituições de registro civil com o objetivo de proporcionar um espaço para a troca de experiências e boas práticas no registro e identificação de pessoas.

O conselho tem a missão de promover o acesso de todas as pessoas ao direito à identidade, conscientizando os Estados e a população sobre a necessidade de contar com instituições de registro civil sólidas, modernas e transparentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen-Brasil

Posts relacionados

Corregedoria do Piauí faz campanha para reduzir taxa de bebês sem registro

Giovanna
12 anos ago

Separação e divórcio de brasileiros que moram no exterior na pauta da Rádio Justiça no dia 25

Giovanna
12 anos ago

Defensoria Pública de Minas Gerais realizará mutirão de reconhecimento de paternidade na capital

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile