Recivil
Blog

Artigo – “O Equilíbrio das Finanças da Serventia: A Percepção do Gestor” – por Talita Caldas

Muitas vezes um programa (software) ou uma planilha ajudam a organizar a vida financeira do responsável pelas finanças da serventia. Tais ferramentas devem conter relatórios objetivos e gráficos que resumam os dados mais importantes.  Se, contudo,  não forem corretamente preenchidos com informações fidedignas, havendo premissas falsas, toda conclusão poderá levar à tomada de decisões que se distanciam do equilíbrio das contas.

 

Aqui entra a importância da percepção do gestor em saber o que olhar, como analisar e entender o porquê do desempenho financeiro atual do cartório. Por exemplo: quais são os meses de pagamentos e despesas mais elevadas? Como se preparar para isso? Como planejar receitas e/ou despesas dos próximos meses? Todas essas perguntas são delicadas, pois as respostas invariavelmente dependem do perfil do gestor do cartório, que precisará estar aberto a sair da zona de conforto e analisar suas finanças junto com seu responsável financeiro; e não raras vezes, recomenda-se a ajuda de assessoria especializada.

 

Não é porque a coletividade sempre fez da mesma forma que o responsável pelas finanças do cartório não deve ter esse olhar apurado, refletindo sobre as possibilidades de fazer diferente e evoluir a forma de pensar. Há ferramentas que já existem no mercado e que poderiam ser aplicadas no cartório, como DRE, indicadores, orçamento, metas, entre outros. Pense nisso, elas são muito úteis.

 

Referência: CALDAS, Talita / SCIASCIA, Daniela. Como Melhorar as Finanças do seu Cartório? Aprenda Passo a Passo. 2017. 29 p. Ebook  no website www.tac7.com.br.

*Talita Caldas é Sócia Diretora da Tac7

 

 

Fonte: Arpen Brasil

Posts relacionados

Casamento ou união estável? Escolha afeta divisão da herança

Giovanna
12 anos ago

Presidente do Recivil concede entrevista para TV Globo Minas sobre as Unidades Interligadas

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital n. 01/2011 – EJEF informa eliminação de candidatos do certame em função de decisão judicial

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile