Entre os dias 4 e 5 de julho os Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos no hotel La Plage, na cidade de Cabo Frio, região dos Lagos do Estado, e deram a largada para uma nova fase da associação estadual fluminense, marcada pela participação, cooperação e envolvimento de seus integrantes com a causa do registro civil, tendo como principal objetivo resgatar o orgulho por sua atividade.
O evento, que contou com a participação de 61 inscritos, teve o apoio institucional da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP), Sindicato dos Registradores de Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) e Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraíba (Arpen-PB).
Prestigiando o evento, estiveram presentes ainda o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (Anoreg-RJ), Alan Borges, e o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro, Reinaldo Bussière. Ponto alto do evento, a presença do deputado estadual Wagner Montes (PDT ), que abriu as portas de seu gabinete para atender aos anseios do registrador civil e auxiliar a atividade no resgate de sua dignidade.
Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio de Freitas Figueiredo Almeida, o evento mostrou que a união dos registradores civis do Estado pode ser a saída para um novo cenário para o Registro Civil no Estado. “Sem recursos, e lidando com um cenário de anos de abandono conseguimos trazer aqui para Cabo Frio uma grande quantidade de colegas, o que mostra que temos um objetivo comum e uma luta única pelo resgate da nossa atividade”, afirmou.
Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Odélio Antônio de Lima, o evento foi um sucesso e um primeiro passo grandioso para o registro civil do Rio de Janeiro. “Quando a Arpen-SP nasceu e não tínhamos qualquer recurso, fizemos um encontro como esse no sobrado de um restaurante”, lembrou. “Hoje, vendo uma entidade renascer desta forma é possível vislumbrar um futuro animador para o registro civil no Rio de Janeiro”, afirmou. “Para que isso aconteça é preciso que todos se comprometam, se unam e trabalhem com um objetivo único, pensando no coletivo e não no individual. O Cláudio está de parabéns pelo evento. Mostrou coragem e grandeza”, finalizou.
Ao proferir a primeira apresentação do 1° Encontro Estadual dos Registradores Civis do Estado do Rio de Janeiro, coube ao presidente da Arpen-SP relembrar e explicar passo a passo o nascimento e formação da entidade estadual paulista. Passando por temas como a criação da Arpen-SP, a gratuidade dos atos de nascimento e óbito, Lima relembrou as dificuldades, esperanças, iniciativas e trabalho dos registradores civis paulistas, que culminaram com o desenvolvimento de uma entidade fortalecida institucionalmente e respeitada pelos diversos poderes constituídos, tanto na esfera estadual como nacionalmente.
Entre os tópicos de sua apresentação, o presidente da Arpen-SP ressaltou a criação da Intranet, sistema de comunicações de casamentos e óbitos on-line utilizado pelos cartórios de registro civil do Estado, e cuja parceria poderá trazer ao Rio de Janeiro mais este benefício. “Por meio da intranet, introduzimos mais eficiência, segurança e tecnologia às comunicações efetuadas pelos cartórios paulistas. Se tudo der certo, iremos implantá-la também aqui, no Rio de Janeiro”, finalizou.
O final de tarde do primeiro dia do encontro dos registradores civis do Estado do Rio de Janeiro apresentou àquele que seria o ponto alto do evento, com a ilustre participação do deputado estadual Wagner Montes, um dos mais importantes deputados da nova política fluminense e âncora de um dos programas mais assistidos no estado. Em sua contundente participação, Montes relembrou suas origens, seu atual trabalho na Assembléia Legislativa e seu comprometimento com as classes menos favorecidas. “Gosto de briga grande, contra os poderosos. Quero trabalhar por quem precisa e por quem está sendo atropelado”, destacou.
Em seguida, ouviu os principais líderes nacionais e estaduais presentes ao encontro, que relataram alguns tópicos da atual conjuntura pela qual passa a atividade extrajudicial no Estado do Rio de Janeiro, e em seguida, colocou mais uma vez seu gabinete à disposição dos registradores civis cariocas. “Tenho acompanhado os relatos de minhas assistentes de suas reuniões com o Cláudio (Almeida, presidente da Arpen-RJ) e estou à par de algumas situações. Coloquem para o Cláudio quais são suas reivindicações, projetos e iniciativas. Quero conhecer mais, mas já fazendo algo, já trabalhando, por que sei da importância desta atividade para uma sociedade carente como a nossa”, completou.
Destaques jurídicos e nacionais
O segundo dia de eventos em Cabo Frio-RJ, teve início com a palestra do 3° tabelião de protesto de Campinas, Reinaldo Velloso dos Santos. Ex-registrador civil do 2° Subdistrito da Capital paulista, no bairro da Liberdade, e autor do livro “Registro Civil das Pessoas Naturais”, Santos destacou em sua palestra dois temas atuais e recorrentes da atividade registraria brasileira, a cobrança de ISS municipal e a Emenda Constitucional 54/07 , que tratou da questão do registro de brasileiros nascidos no estrangeiro. Durante cerca de 1h30, travou-se um extenso debate entre o palestrante e a platéia sobre as peculiaridades jurídicas dos dois temas.
Em seguida, o presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), José Emygdio de Carvalho Filho assumiu a direção do auditório do hotel La Plage para relatar o trabalho à frente da entidade nacional, o andamento das ações junto aos órgãos federais, especialmente o Conselho Nacional da Justiça, Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos e Câmara Federal.
Carvalho Filho falou ainda sobre as metas traçadas para sua atual gestão à frente da entidade e conclamou os registradores civis fluminenses a se unirem em prol do futuro de sua atividade. “Precisamos do Rio de Janeiro, forte, unido e batalhador, como sempre foi. A Arpen-Brasi apóia este renascimento da Arpen-RJ e já conta com a participação de todos na esfera nacional na defesa de nossa atividade”, finalizou.
Ao abrir o período da tarde de palestras, o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Calixto Wenzel levou todos os presentes ao cenário da instituição dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) nos cartórios de Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Passo a passo, o presidente do Sindiregis mostrou o trabalho de bastidores de como a iniciativa foi implantada no estado, o trabalho político e de bastidores para que o projeto fosse adiante, bem como o apoio conquistado junto ao Poder Judiciário e a ampla aprovação dos serviços pela população.
“É uma iniciativa que já deu certo e funciona, na teoria e na prática. Fazemos a inspeção veicular e o registro de veículos, remetemos todas as informações ao Detran e até hoje nosso serviço só tem recebido elogios”, destacou. Wenzel ainda enfatizou as diferenças entre a atuação dos cartórios junto ao Detran e a atual crise vivida pelo órgão. “Há um problema no Detran do RS em razão da máfia que trabalha com as carteiras de habilitação de condutores, nada a ver com o registro de veículos, trabalho já aprovado pela população gaúcha”, destacou.
Finalizando o 1° Encontro Estadual do Registro Civil, o coronel Luiz Antônio Abrantes Coelho, diretor de identificação civil do Detran-RJ falou sobre o tema “Identificação Civil e o Registro de Pessoas Naturais” , no qual colocou a possibilidade da instituição de postos avançados para identificação civil nos cartórios de Registro do Estado do Rio de Janeiro, destacando o trabalho pioneiro já iniciado em conjunto com a atual presidência da Arpen-RJ.
Ao final do encontro os participantes puderam desfrutar de um jantar de confraternização, um típico churrasco, regado a muita música, diversão e alegria. Um grande primeiro passo para o resgate definitivo do orgulho de ser registrador civil no Estado do Rio de Janeiro.
Participaram deste 1° Encontro Estadual da Arpen-RJ registradores civis das cidades do Rio de Janeiro, Mesquita, Petrópolis, Nilópolis, Miguel Pereira, Niterói, Duque de Caxias, Ipaba, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Barra Mansa, Casimiro de Abreu, Saquarema, Resende, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Araruama, Teresópolis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Silva Jardim, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Cantagalo, Areal, Itaboraí, Itaperuna e Carapebus.
Fonte: Assessoria de Imprensa Arpen Brasil
Posts relacionados
ARQUIVOS
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- outubro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- janeiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- março 2023
- fevereiro 2023
- janeiro 2023
- dezembro 2022
- novembro 2022
- outubro 2022
- setembro 2022
- agosto 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- fevereiro 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- abril 2018
- março 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- junho 2017
- maio 2017
- abril 2017
- março 2017
- fevereiro 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- novembro 2016
- outubro 2016
- setembro 2016
- agosto 2016
- julho 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- março 2016
- fevereiro 2016
- janeiro 2016
- dezembro 2015
- novembro 2015
- outubro 2015
- setembro 2015
- agosto 2015
- julho 2015
- junho 2015
- maio 2015
- abril 2015
- março 2015
- fevereiro 2015
- janeiro 2015
- dezembro 2014
- novembro 2014
- outubro 2014
- setembro 2014
- agosto 2014
- julho 2014
- junho 2014
- maio 2014
- abril 2014
- março 2014
- fevereiro 2014
- janeiro 2014