Recivil
Blog

Arpen-Brasil se reúne com ministro Toffoli para debater projeto do Registro Civil Nacional

Brasília (DF) – Nesta segunda-feira (18.05), representantes da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) estiveram em Brasília (DF) para um encontro com o ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

A reunião aconteceu para que os registradores conhecessem melhor o projeto Registro Civil Nacional do TSE e pudessem tranquilizar o resto da classe, e para que mostrassem ao ministro todo o trabalho que vem sendo executado no Registro Civil brasileiro.

 

 

A Central Nacional do Registro Civil (CRC Nacional) foi apresentada com todas as suas funcionalidades e o Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC) também foi debatido, visto que já está sendo implantado, mediante dois anos de estudos acerca da viabilidade dos sistemas e da privacidade dos dados e conta com um Comitê Gestor do qual a Arpen Brasil e Anoreg BR fazem parte.

 

Segundo o ministro o projeto do TSE não alterará as competências do Registro Civil, uma vez que não haverá mudanças na Lei nº 6.015 e que pretende criar uma identificação civil única para a população brasileira.

 

Foi sugerido ao ministro que por se tratar de identificação civil, fosse alterado o nome do projeto, não mais aparecendo como Registro Civil Nacional.

 

 

Diversos trabalhos preparados pela assessoria de imprensa da Arpen Brasil foram entregues ao ministro, inclusive quanto à drástica redução do sub registro no País – de 20% para 5%.

 

Também foi demonstrada a preocupação com a sustentabilidade do RCPN e a existência de quase 10 mil pontos de atendimento, entre cartórios e postos nos hospitais.

 

Representaram a Arpen-Brasil na reunião seu presidente, Calixto Wenzel (RS) e seus diretores Dante Ramos Júnior (PR), Eduardo Corrêa (RJ), José Emygdio de Carvalho Filho (SP) e Leonardo Munari de Lima (SP). Além do Ministro Toffoli, participaram pelo TSE os assessores de Gestão Estratégica, Wagner Augusto da Silva Costa e Paulo César Bhering Camarão. 

 

 

 

Fonte: Arpen-Brasil

 

 

Posts relacionados

Sentença que desconstitui filiação gera efeitos mesmo sem averbação no registro civil

Giovanna
5 anos ago

Juíza autoriza registro de criança gerada em barriga de aluguel em Goiás

Giovanna
12 anos ago

MP transfere imóvel do Minha Casa, Minha Vida para mulher em caso de divórcio

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile