Recivil
Blog

Aprovada abertura de concurso para serviços notariais e de registros do Rio Grande do Sul

O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do RS aprovou nessa terça-feira (20/2) abertura de concurso público para outorga de delegação dos serviços Notariais e de Registros do Estado. O certame contemplará as serventias vagas existentes no RS, publicadas no Edital 075/2017-CGJ, e aquelas que vagarem até a data anterior à publicação do mesmo.

 

A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar, foi a relatora do expediente no COMAG. A magistrada explicou que a medida atende determinação do Conselho Nacional de Justiça. "Não obstante as providências já adotadas nesse sentido, faz-se necessária a autorização desse Colegiado para abertura de novo certame, de modo a dar início efetivo após procedimentos legais para contratação de empresa e adoção de outras medidas tendentes a dar cumprimento à decisão com a publicação de abertura de novo concurso", considerou a Corregedora.

 

Também participaram da sessão os Desembargadores Carlos Eduardo Zietlow Duro (Presidente do TJRS), Maria Isabel Azevedo Souza (1ª Vice-Presidente), Almir Porto da Rocha Filho (2º Vice-Presidente), Túlio Martins (3º Vice-Presidente), Giovanni Conti e Ícaro Carvalho de Bem Osório.

 

Quem são

 

Fiscalizados pelo Poder Judiciário, os cartórios extrajudiciais têm o objetivo de dar publicidade, autenticidade e segurança aos atos jurídicos. Sob a responsabilidade de tabeliães e registradores concursados, prestam serviços notariais e de registro, como por exemplo: reconhecimento de firma, autenticação de cópia de documento, escrituras públicas, registros de compra e venda, registros de nascimento, casamentos e óbito, protesto de títulos, dentre outros. 

 

Em janeiro, notários e registradores aprovados em concurso público aberto em 2013 assumiram a titularidade de 162 serventias extrajudiciais gaúchas. Atualmente, há 747 unidades em atividade no Estado.

 

 

Fonte: TJRS

 

 

Posts relacionados

Momento de Prosa de hoje vai abordar a cultura, o turismo e registro civil de Monte Sião

Giovanna
5 anos ago

Aviso nº 13/CGJ/2019 – Avisa sobre o plantão para registro de óbito nos Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais de Belo Horizonte para atendimento às demandas da unidade interligada instalada, em caráter emergencial, no IML de Belo Horizonte

Giovanna
7 anos ago

TJPE: Corregedor realiza reunião para planejamento de metas com o extrajudicial

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile