Recivil
Blog

Aposentadoria de servidores dos cartórios será tema de audiência pública na Assembleia de Minas

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (9), requerimento do deputado Roberto Andrade, presidente da Serjus-Anoreg/MG, que solicita audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar nº 9/2015, que dispõe sobre o direito de aposentadoria de notários, registradores e prepostos de cartórios que ainda não conseguiram o benefício. A data do evento ainda será definida.

 

Segundo Roberto Andrade, o intuito da audiência é apresentar aos deputados a situação em que se encontram os profissionais das serventias extrajudiciais que ainda não conseguiram se aposentar, embora já tenham idade e tempo de contribuição necessários. “Há, em Minas Gerais, uma espécie de limbo previdenciário que aflige notários, registradores, escreventes e auxiliares dos cartórios que estão na atividade desde data anterior a 18 de novembro de 1994. São cidadãos desamparados que, mesmo com a devida contribuição previdenciária por tempo de serviço, não conseguem usufruir do direito à aposentadoria. A audiência vai esclarecer essa situação para meus colegas parlamentares”, explicou.

 

O PLC nº 9/2015 assegura, aos registradores, notários e prepostos que ingressaram nas atividades notariais e de registro antes de 18 de novembro de 1994 e não optaram em transformar seu regime estatuário em celetista, a concessão dos benefícios previdenciários do Regime Próprio de Previdência e Assistência Social dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais, desde que, até a data de publicação da referida lei, tenham cumprido todos os requisitos para a fruição desses benefícios.

 

Foram convidados para debater o tema, as seguintes personalidades: Marco Antônio de Rezende Teixeira (Secretário de Estado da Casa Civil), João Marques de Vasconcelos (Diretor Financeiro do IPLEMG e Diretor Ouvidor da Serjus-Anoreg/MG), Maurício Leonardo (Presidente do Sinoreg/MG), Maria Edna Costa Ferreira Leite (Diretora do Departamento de Aposentados da Anoreg/MG) e Hugo Mendes Plutarco (advogado e consultor).

 

 

Fonte: Serjus

 

Leia mais: 

 

Projeto de lei sobre a aposentadoria dos registradores segue na ALMG

 

 

Posts relacionados

Comerciante é dado como morto após seus documentos serem falsificados – G1

Giovanna
7 anos ago

Comissão sobre Mortos de Desaparecidos vai pedir retificação de todas as certidões de óbito de vítimas da ditadura

Giovanna
12 anos ago

TJPA lança edital de concurso para notários e registradores

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile