Recivil
Blog

Anoreg-BR e Arpen-BR orientam cartórios a adotarem papel de segurança para certidões

* Republicação

A partir desta quarta-feira (5/1), os cartórios do país que quiserem aderir ao projeto do Ministério da Justiça poderão emitir as novas certidões de nascimento, casamento e óbito em papel especial, fornecido pela Casa da Moeda.

A impressão das certidões no novo papel será obrigatória posteriormente, entretanto, enquanto todos cartórios não receberem os lotes de papéis não há esta obrigatoriedade, os registradores civis poderão continuar a emitir com o mesmo procedimento atual. A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais  (Arpen-BR) orientam os titulares dos cartórios a aderirem ao projeto o quanto antes. “Em alguns estados, como Minas Gerais, os cartórios já emitiam as certidões em papel de segurança. Como o custo de confecção do papel era alto, nas menores serventias isso acabava sendo inviável. Agora, com essa parceria, todos os cartórios terão oportunidade de fornecer as certidões com marca d’água e outros 15 itens que dão maior segurança ao documento e inibe ainda mais as falsificações”, afirma o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar.

De acordo com o cronograma do CNJ, a Casa da Moeda passará, a partir de hoje, a dar informações aos cartórios das capitais nordestinas que já possuem equipamentos de informática sobre como proceder para solicitar o novo papel de segurança. Esse processo garante ainda mais segurança aos documentos e já vem sendo implantado desde o início de 2010, quando foi criado um modelo nacional, com um número de matrícula, que identifica o cartório, o ano, o livro e a folha na qual foi feito o registro.

O novo papel será fornecido a todos os 8.200 cartórios de registro civil do país sem custo adicional para as serventias. A expectativa do CNJ é de que alguns cartórios do Nordeste já comecem a emitir o novo modelo de certidão a partir da segunda quinzena deste mês. A solicitação do novo papel deverá ser feita pelos próprios registradores por meio de um sistema que ficará disponível no site da Casa da Moeda (http://www.casadamoeda.gov.br). Feita a solicitação, os novos papéis são entregues no prazo máximo de 30 dias aos cartórios. A Casa da Moeda disponibilizou também dois números de telefone para orientar os registradores sobre como fazer os pedidos e implantar o novo modelo. As informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2414-2227 ou (21) 2414-2226.
 
Cronograma

Os cartórios de registro civil informatizados das capitais nordestinas serão os primeiros a serem atendidos. Em seguida, os cartórios de registro civil informatizados das capitais do Centro Oeste também começarão a receber informações sobre como solicitar o papel especial e emitir as certidões, a partir do próximo dia 12. A partir do dia 17 será a vez das serventias informatizadas das capitais da Região Norte.

Os cartórios das regiões Sudeste e Sul começam a ser atendidos a partir dos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, respectivamente.

Por meio do projeto, além do papel, os cartórios vão receber uma certificação digital, que facilitará a emissão de certidões de nascimento nas maternidades, por meio de acordos entre as serventias e centros de saúde, conforme regulamenta o provimento 13 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). A Casa da Moeda também vai disponibilizar para os cartórios um sistema de impressão para a emissão dos documentos nos novos padrões, assim como um CD tutorial explicando como solicitar o papel, imprimir os documentos e utilizar a certificação digital.

Os cerca de 1.200 cartórios do país que ainda não possuem computador receberão ainda equipamentos de informática (computador, impressora e cartuchos) para que possam emitir os documentos dentro dos novos padrões. A expectativa do CNJ é de que os computadores comecem a ser entregues no próximo mês. O projeto também vai oferecer cursos de capacitação para os cartórios de registro civil sobre o uso das novas ferramentas e tecnologias que darão maior segurança e praticidade à emissão dos documentos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg-BR e da Arpen-BR

 

Posts relacionados

SEU DIREITO

Giovanna
12 anos ago

Cursos de Qualificação 2010 têm início na cidade de Jequitinhonha

Giovanna
12 anos ago

Quase metade dos cartórios brasileiros está em situação irregular

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile