Recivil
Blog

ALMG – Parecer sobre proposta do Recivil para ampliação de campanhas de registro civil

PARECER SOBRE A PROPOSTA DE AçãO LEGISLATIVA Nº 955/2008
Comissão de Participação Popular
 
Relatório
 

A Proposta de Ação Legislativa nº 955/2008, do Recivil – Sindicato dos Oficiais do Registro Civil – MG , sugere ampliação de metas física e financeira da Ação 4075 – Mobilização pelo Registro Civil -, do Programa 162 – Desenvolvimento de Políticas de Direitos Humanos – , em 2009, com vistas a garantir aumento no número de campanhas de registro civil e a conseqüente ampliação do número de pessoas atendidas, mantendo-se as metas física e financeira previstas para os demais anos, conforme o proposto pelo projeto de revisão do PPAG.

A proposta foi apresentada nas audiências públicas realizadas por esta Comissão nos dias 5, 6 e 7/11/2008, em Belo Horizonte, com a finalidade de colher sugestões para o aprimoramento do Projeto de Lei nº 2.785/2008, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG – 2008-2011.

Publicada no “Diário do Legislativo”, em 21/11/2008, vem a proposta em análise a esta Comissão, para receber parecer, nos termos do disposto no art. 102, XVI, “a”, do Regimento Interno.

Fundamentação
 

A Proposta de Ação Legislativa nº 955/2008, do Recivil – Sindicato dos Oficiais do Registro Civil – MG, sugere ampliação de metas física e financeira da Ação 4075 – Mobilização pelo Registro Civil -, do Programa 162 – Desenvolvimento de Políticas de Direitos Humanos -, em 2009, com vistas a garantir aumento no número de campanhas de registro civil e a conseqüente ampliação do número de pessoas atendidas, mantendo-se as metas física e financeira previstas para os demais anos, conforme o proposto pelo projeto de revisão do PPAG.

A Ação 4075 foi incluída no PPAG 2008-2011 por meio de emenda resultante da apreciação de proposta de ação legislativa, que tinha por objetivo estimular a mobilização de órgãos e entidades públicos para a universalização do acesso aos registros civis e à documentação básica, com vistas a promover a cidadania de grupos excluídos, tais como as comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) e a população em situação de pobreza. É de conhecimento geral que muitas vezes a inexistência civil, em razão não-registro civil de nascimento, contribui para a perpetuação da pobreza, por bloquear o acesso a bens e serviços de proteção social que poderiam contribuir para a superação daquela situação.

A mobilização para que o registro civil se universalize será executada no âmbito do Programa 36 – Projeto Travessia: Atuação Integrada em Espaços Definidos de Concentração de Pobreza -, nos 35 Municípios que serão atendidos no ano de 2009. Entendemos, dessa forma, que parcela da população demandatária desse serviço será atendida por meio do Projeto Travessia. No entanto, é necessário manter a Ação 4075, com recursos suficientes para a abertura de novas frentes de atuação, para além dos territórios abrangidos pelo projeto citado. Acolhemos, então, a proposta, com a apresentação de emendas aos projetos de lei de revisão do PPAG 2008-2011, exercício 2009, e do Orçamento anual.

Conclusão
 

Diante do exposto, opinamos pelo acolhimento da Proposta de Ação Legislativa nº 955/2008, na forma de emendas aos Projetos de Lei nºs 2.785 e 2.786/2008.

Sala das Comissões, 5 de dezembro de 2008.

André Quintão, Presidente – João Leite, relator – Carlin Moura.

 

Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais

Posts relacionados

Decisão que proibia mãe de engravidar com óvulo de filha morta é derrubada

Giovanna
10 anos ago

Exame de DNA negativo não basta para anular registro de nascimento

Giovanna
12 anos ago

Juiz autoriza adoção de criança por casal homossexual em Joinville

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile