Recivil
Blog

Alfenas: reconhecimento de paternidade

Incentivar o reconhecimento da paternidade de jovens e adolescentes da comarca de Alfenas. Esse é o objetivo do projeto Paternidade Consciente apoiado pela Vara Cível da Infância e da Juventude e de autoria da Defensoria Pública da comarca. O projeto foi lançado no dia 27 de outubro no Fórum local. São entidades parceiras a faculdade Unifenas e a Secretaria Municipal de Educação.

Para a juíza Adriani Freire Diniz Garcia, essa parceria tem sido muito relevante para o projeto. “Se não fosse o apoio dos outros órgãos, o projeto seria muito mais dificultoso ou até nem sairia. Cada parceiro teve sua função, sua participação foi muito bem realizada e com isso tivemos um grande avanço no projeto”, disse.

Será realizada uma campanha nas escolas públicas municipais e estaduais de Alfenas e Serrania, com o objetivo de estimular as mães com filhos sem declaração de paternidade a regularizar o registro de nascimento de seus filhos. Segundo pesquisa do Ministério da Educação, fornecido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 2 mil crianças e adolescentes em idade escolar da comarca não possuem o reconhecimento paterno.

A Vara da Infância e da Juventude de Alfenas tem enviado cartas para as mães dessas crianças explicando os benefícios que o reconhecimento da paternidade pode trazer. A juíza espera que essa realidade mude e que essa mudança possa trazer mais alegrias para as crianças. “A paternidade é importante para cada criança, no aspecto afetivo e de segurança emocional. Queremos dar a elas a alegria de ter o nome do pai na certidão de nascimento”, destacou.

 

Fonte: TJMG

Leia mais:

Projeto da Defensoria Pública busca incentivar o reconhecimento de paternidade em Alfenas

 

Posts relacionados

Jurisprudência mineira – Apelação cível – Transcrição de casamento realizado no exterior – Mulher casada – Casamento nulo – Produção de efeito no Brasil – Divórcio posterior – Irrelevância

Giovanna
10 anos ago

45 casais participam de audiências de conversão de união estável em casamento no Rio de Janeiro

Giovanna
12 anos ago

Atividades do XXVII Congresso da Serjus-Anoreg/MG têm início

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile