Recivil
Blog

AGU consegue acordo entre pais para retorno de criança à Austrália trazida de forma irregular para o Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu que mais uma criança retornasse ao seu país de origem com segurança após o encerramento de uma Ação de Busca, Apreensão e Restituição de Menor. Depois de seis meses da audiência de conciliação, a mãe retornou com a criança de nove anos à Austrália onde reside o pai da menor.

O acordo entre os pais da criança australiana foi viabilizado pela Procuradoria da União em Santa Catarina (PU-SC), após a mãe, que é brasileira, ter trazido a menor para o Brasil sem o consentimento do pai australiano, desrespeitando a Convenção da Haia de 1980.

Até março de 2011, a criança morava na Austrália e recebia visitas regulares do pai, de quem a mãe é divorciada. Após uma viagem ao Brasil, a mulher não retornou com a filha ao país de origem. A PU/SC juntamente com o Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União (DPI/PGU), representando a Autoridade Central Brasileira, que recebeu pedido da Austrália para agir, entraram com uma Ação de Busca, Apreensão e Restituição de Menor.

A Convenção da Haia sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, da qual o Brasil é signatário, prevê essa atuação dos países participantes. O tratado internacional assegura o retorno imediato das crianças transferidas ou retidas ilegalmente de qualquer um dos Estados Contratantes. Pela Convenção, quem deve julgar se a guarda é do pai ou da mãe é a Justiça do país de onde a menor vivia. Nesse caso, a Austrália.

Durante a audiência de conciliação, o problema foi solucionado amigavelmente, por meio de esclarecimentos à mãe da criança, com o objetivo de evitar traumas de um retorno forçado, que poderia ocorrer se o processo seguisse seu trâmite normal na Justiça. A conciliação incluiu garantias à mãe, tais como, o direito de viajar ao Brasil durante as férias escolares da criança.

 

Fonte: AGU

 

 

 

Posts relacionados

Mais da metade de casais do mesmo sexo vivem no Sudeste, afirma IBGE

Giovanna
12 anos ago

Ministério da Justiça regulamenta inclusão de dados em banco genético

Giovanna
6 anos ago

Concurso MG – Edital n° 01/2014 – EJEF publica extrato da ata das decisões da Comissão Examinadora relativas às impugnações ao Edital n° 01/2014

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile