Recivil
Blog

Adoção de netos por avós é possível em circunstâncias excepcionais, decide STJ

A granddaughter helps her grandmother using the laptop computer. The concept of generational communication.

A vedação imposta pelo ECA, sobre adoção entre ascendentes e descendentes não é absoluta e pode ser flexibilizada por razões humanitárias e sociais. O entendimento unânime é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

A ação em questão é de uma avó paterna que pretende adotar a neta. No caso, discute-se se a avó teria legitimidade para ajuizar a ação de destituição do poder familiar da mãe biológica, e posteriormente, pedir a adoção da adolescente.

A ministra e relatora do caso Nancy Andrighi destacou que, apesar da vedação expressa no ECA de adoção de netos pelos avós, o dispositivo legal tem sofrido flexibilizações pela Corte. Para Nancy, a vedação não é absoluta, podendo ser flexibilizada em circunstâncias excepcionais.

A ministra verificou ainda que a adotanda mora com a avó desde a ‘a pouca idade’, uma vez que foi abandonada pela mãe biológica meses depois de seu nascimento. No entendimento da relatora, os indícios demonstram a existência de vínculo afetivo entre a adolescente e a avó paterna.

Por unanimidade, o colegiado anulou a sentença para que seja dado o regular prosseguimento ao processo.

 

Fonte: IBDFAM

 

Posts relacionados

Em Portugal, separação de fato não extingue obrigações do casamento

Giovanna
12 anos ago

Tabelionatos de Santa Luzia (MG) serão efetivados por concurso público

Giovanna
12 anos ago

Ibdfam aprova onze novos enunciados sobre Direito de Família

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile