Recivil
Blog

Adiada votação na CCJ de projeto que regulariza titulares de cartórios removidos

Um pedido de vista adiou a votação, nesta quarta-feira (17), na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), de projeto que visa legalizar a situação de titulares de cartórios, concursados, que foram removidos de 1988 a 1994, entre a promulgação da Constituição e o início da vigência da Lei dos Cartórios (Lei 8.935/1994). Segundo o texto (PLC 80/2015), ficam preservadas as remoções reguladas pela legislação estadual e homologadas pelo respectivo Tribunal de Justiça.

 

Na reunião desta quarta, foi lido o relatório do senador Benedito de Lira (PP-AL), favorável à proposta. Imediatamente após a leitura do parecer, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu vista.

 

Para o relator, a proposta mostra-se "oportuna e conveniente”, pois reconhece a legalidade das remoções de concursados efetuadas de acordo com as regras vigentes no período anterior à vigência da Lei dos Cartórios.

 

“Cumpre ao Estado preservar tais situações legitimamente criadas e respeitar a boa-fé daqueles que, confiando nas regras e decisões vigentes, assumiram a prestação dos serviços notariais e de registro à população”, diz Benedito de Lira no parecer.

 

O relator rejeitou emenda apresentada pelo senador Wilder Morais (PP-GO), que estendia o período para legalização até 2004, por considerar que desvirtuaria o projeto original.

 

Se aprovado pela CCJ, o PLC 80/2015 seguirá para votação no Plenário do Senado.

 

 

Fonte: Agência Senado

 

 

Posts relacionados

Senador defende que divorciado obtenha certidão de reg. com indicação do estado civil de solteiro

Giovanna
12 anos ago

Cartórios emitem mais de 60 mil certidões de nascimento com CPF no Rio

Giovanna
10 anos ago

Comissão especial aprova novo Código de Processo Civil

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile