Recivil
Blog

Ação inovadora no Norte de Minas leva atendimento jurídico para a população

A população carente de Montes Claros, no Norte de Minas, conta há dez anos com o apoio do Programa de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante. O programa é uma iniciativa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e já ajudou, na última década, cerca de 14 mil pessoas. Segundo a professora Ionete de Magalhães Souza, coordenadora do programa e sócia do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o objetivo é "sair do campus e levar informação para a população carente que muitas vezes não conhece  seus direitos". 

Diferentes formas de ajudar – O programa possui três maneiras de atuação: consultas jurídicas, palestras e eventos acadêmicos. Por meio das consultas jurídicas, que são realizadas aos domingos em locais pré-determinados por alunos voluntários e professores, as pessoas têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre qualquer questão jurídica.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, a maioria dos questionamentos se relacionam com o Direito de Família. "Recebemos muitos casos de alimentos, investigação de paternidade e divórcio. Não tenho dúvidas de que a maior parte de nossos atendimentos são da área de família," disse. Além do Direito de família, as pessoas vão em busca de respostas sobre outras áreas do direito como o direito previdenciário e o direito de posse. 

Ela explica ainda que se depois de receber as orientações dos integrantes do programa, as pessoas ainda precisarem de representação no Judiciário, elas são encaminhadas para o Serviço de Assistência Jurídica  da Unimontes (S.A.J).  

Além das consultas, são oferecidas palestras em escolas públicas sobre diferentes questões do direito. Essas palestras também têm o intuito de levar informação para alunos e pais, dentre os temas abordados estão bullying, violência doméstica e valorização da vida. A terceira ação do programa é a realização de eventos acadêmicos como seminários e simpósios para levar essas discussões para dentro da universidade.  

Os interessados em saber mais sobre o programa podem entrar em contato pelo telefone (38) 3223-8264 ou pelo e-mail saj.itinerante@gmail.com

 

Fonte: IBDFAM

 

Posts relacionados

Provimento n. 290/15 acrescenta parágrafos ao art. 190 do Código de Normas – Inventário e Partilha

Giovanna
11 anos ago

“Selo Digital” alcançará em 2012 todos os cartórios extrajudiciais do DF

Giovanna
12 anos ago

Três tailandeses gays realizam primeiro casamento triplo masculino

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile